sábado, 12 de fevereiro de 2011

Programa Mais Educação







O Programa Mais Educação, do Governo Federal, nasce com o objetivo de promover a educação em tempo integral. Esse programa, implantado nas escolas com baixo índice de rendimento escolar, oferece uma grande quantidade de oficinas que se dividem em 10 macrocampos, são eles: 


1 -  acompanhamento pedagógico, que é o apoio metodológico das atividades pedagógicas e lúdicas das áreas de conhecimento lógicomatemático, letramento, história e geografia, línguas estrangeiras.

2 -  Meio ambiente (horta escolar e ou comunitária), que desenvolve as ações voltadas à educação ambiental, pautado no planejamento interdisciplinar e no fortalecimento do diálogo escola-comunidade (construção da Agenda 21 na escola), e articulação da Rede Com Vidas.

3 -  Esporte e lazer, os quais proporcionam atividades baseadas em práticas corporais e lúdicas (recreação, voleibol, basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol, tênis de mesa, judô, karatê, taekwondo, Yoga, natação, xadrez tradicional e xadrez virtual), resgatando a cultura local, bem como fortalecendo a diversidade cultural.

4 - Direitos Humanos em Educação, promovendo atividades pautadas nos direitos humanos e em valores ligados ao respeito, à promoção e à valorização da diversidade.

5 - Cultura e artes, atividades desenvolvidas a partir do estudo de obras literárias com incentivo à cultura (fanfarra, hip-hop, canto coral, dança, teatro, pintura, grafite, desenho, escultura, capoeira, percussão).

6 - Inclusão digital, oficinas que trabalhem noções básicas de informática. Familiarizando os alunos com o equipamento e os termos técnicos dessa área.

7 -  Prevenção e promoção da saúde, ou seja, atividades que promovam saúde bucal, alimentação saudável, cuidado visual e auditivo, práticas corporais, prevenção ao uso de drogas, prevenção à violência e educação para saúde sexual e reprodutiva.

8 -  Comunicação e uso das mídias (MOLL, 2010), antiga educomunicação, que trabalha com a função social da escola a partir da criação de ecossistemas comunicativos.

9 - Educação Científica, atividades que fomentam tornar a ciência e a tecnologia melhor conhecidas na escola e na comunidade, por meio de feira de ciências, exposições, olimpíadas de ciências, dentre outros.

10 - Educação Econômica e Cidadania, é um macrocampo destinado apenas para alunos das séries finais do ensino fundamental e para todo ensino médio. Trabalha-se atividades que motivem o exercício do empreendedorismo, o consumo consciente e sustentabilidade ambiental.


A implantação do Programa Mais Educação surge da necessidade de se abrir mais espaço para estudos interdisciplinares que possam vir a contribuir para o engrandecimento dos estudos regulares que as escolas proporcionam. É também uma oportunidade de abrir as portas da escola para a inserção da comunidade e para a comunidade se fazer presente em todas as suas instâncias.

As oficinas do Mais Educação acontecem durante toda semana, no turno e no contraturno, com o objetivo de manter o alunado sempre em contato com o ambiente escolar, proporcionando o conhecimento de áreas diversificadas que estimule a descoberta vocacional de cada aluno.

"Com o Programa Mais Educação é possível se manter a educação em tempo integral hoje, em João Pessoa, assim como em outros estados, como em Pernambuco, no o período da manhã e da tarde despertando o aluno para o conhecimento de áreas pouco conhecidas.” (ALBERTO JÚNIOR7, em entrevista às autoras, em 13 de julho de 2010)

O perfil do alunado que tem prioridade para participação no Programa são aqueles que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Para não comprometer o desempenho dos alunos e das oficinas, as turmas não devem exceder o número de 25 alunos por oficina, que estejam regularmente matriculados nas escolas e que cursem até o 9º ano do ensino fundamental. Por dia, são ofertadas duas oficinas diferentes, com 1h30min de duração cada uma.

Resultados Esperados :


1 - Efetivação do Programa Mais Educação na Escola;
2 - Redução na defasagem série/idade em virtude de dificuldades ensino e de aprendizagem;
3 - Mobilização da comunidade escolar em prol de uma Educação de qualidade que priorize a formação integral por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas;
4 - Mobilização dos Conselhos Escolares na implantação da gestão democrática e participativa;
5 - Redução da reprovação e evasão escolar.


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